Sinal 5G é liberado no Recife a partir desta segunda-feira; veja primeiros bairros a receberem a tecnologia

Prestadoras Claro, Tim e Vivo devem ter no mínimo 63 estações de 5G ativadas no Recife, até o dia 28 de novembro.

Sinal da tecnologia 5Gde telefonia móvel começa a ser liberado no Recife nesta segunda (5)

O sinal da tecnologia 5G de telefonia móvel começa a ser liberado no Recife a partir desta segunda (5), mas não chega a todos os bairros nos primeiros dias (veja vídeo acima). O fornecimento do sinal cabe às operadoras Claro, TIM e Vivo. Cada uma tem uma cobertura inicial, com expansão progressiva (confira mais abaixo os locais).

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essas prestadoras adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, no ano passado, e podem ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel.

A decisão foi tomada na quinta (1º) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), que é ligado à Anatel.

As prestadoras Claro, Tim e Vivo devem ter no mínimo 63 estações de 5G ativadas no Recife até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação prevista no edital. O sinal também é ativado, nesta segunda, nas cidades de Natal (RN) e Fortaleza (CE).

Bairros com cobertura 5G

A Vivo afirmou que Boa Viagem, na Zona Sul, é o primeiro bairro que vai receber o 5G da operadora. A companhia apontou que Boa Vista, Curado, Ilha do Leite, Pina, Recife, Santo Antônio e São José devem ser os próximos.

A operadora TIM disse que tem capacidade para oferecer a nova tecnologia em 19 bairros do Recife, mas, nesse primeiro dia, apenas teve autorização para ligar antenas que atendem Casa Forte, Parnamirim, Torre, Casa Amarela e Iputinga.

A Tim disse, ainda, que os próximos bairros são Boa Viagem, Alto Santa Terezinha, Várzea, Morro da Conceição, Pina, Apipucos, Soledade, Tamarineira, Derby, Torrões, Graças, Zumbi, Madalena, Macaxeira e Aflitos.

A Claro oferece, inicialmente, o sinal de 5G em Boa Viagem, Derby, Espinheiro e Ilha do Leite, ativando para outros bairros conforme receber autorização. Assim que a Anatel autorizar, os próximos locais são Aflitos, Boa Viagem, Boa Vista, Casa Amarela, Derby, Espinheiro, Graças, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, Jaqueira, Madalena, Paissandu, Parnamirim, Pina, Santana, Tamarineira e Torre, informou a operadora.

As três empresas disseram que aguardam autorização da Anatel para ativerem mais antenas e, assim, ampliar o número de localidades atendidas.

Como acessar o sinal 5G?

Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, é preciso ter um celular habilitado para pelo menos um dos tipos de conexão: “standalone” (SA) ou “non-standalone” (NSA), a mais comum. Os aparelhos mais novos, em geral, já são habilitados.

Quem tem um celular da Apple precisa baixar uma atualização de software, que ainda será disponibilizada. Neste momento, também não está sendo solicitada a troca de chip.

O 5G oferecido atualmente por algumas operadoras utiliza frequências de 4G e antenas 5G, ou seja, não é o 5G puro.

Transmissões de TV

Segundo a Anatel, quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF. A Anatel informou que é preciso fazer o agendamento para a instalação dos novos equipamentos.

Cronograma geral

Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G puro funcionando até 31 de julho. Entretanto, esse prazo foi prorrogado duas vezes pela Anatel, devido ao cronograma de entrega dos equipamentos que precisam ser instalados para evitar que o 5G cause interferência em serviços profissionais de satélite. Esses equipamentos são importados, em geral, da China

Pelo atual cronograma, o 5G precisa ser ativado comercialmente, até 27 de novembro, nas 12 capitais que ainda não contam com a tecnologia.

A tendência, contudo, é que a ativação aconteça antes, conforme as operadoras concluam os trabalhos de instalação de antenas e filtros.

Ainda vai faltar ativar o 5G puro em: Aracaju (SE); Maceió (AL); Teresina (PI); São Luís (MA); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Porto Velho (RO); Rio Branco (AC); Macapá (AP); Boa Vista (RR) Manaus (AM); e Belém (PA). Nas demais cidades do país, a ativação acontecerá gradualmente, até 2029.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s